A compactação do solo é um problema comum que ocorre quando o solo é comprimido, reduzindo o espaço entre as partículas do solo. A causa da compactação dos solos pode ser várias, como o tráfego de máquinas pesadas, manejo ou preparo do solo com umidade inadequada. A compactação do solo pode levar a vários problemas, incluindo problemas como a falta de oxigênio para as plantas, encharcamento do solo, falta de espaço para as armazenar água, falta de espaço para as raízes crescerem, diminuição da atividade microbiana do solo.
Felizmente, existem várias plantas que têm a capacidade de descompactar o solo. Estas plantas, muitas vezes referidas como plantas de cobertura, têm sistemas radiculares fortes que podem penetrar no solo compactado e ajudar a aliviar a pressão. Elas também ajudam a adicionar matéria orgânica ao solo, melhorando a sua saúde e fertilidade. Neste artigo vamos apresentar algumas das plantas mais indicadas para as regiões Sul, Centro Sul e Nordeste.
Para a Região Sul
As plantas mais indicadas para a descompactação do solo na região sul do Brasil são o Tremoço (Lupinos spp) e a Vica (Vicia spp). Ambas têm raízes fortes e profundas que são capazes de penetrar no solo compactado e ajudar a aliviar a pressão.
Região Centro Sul
No centro sul, as plantas utilizadas para descompactação do solo variam dependendo da profundidade da compactação do solo. Para remover camadas mais superficiais, são recomendadas plantas como a Crotalaria juncea, Trefósia, Mucuna-Preta e Feijão-de-Porco.
Para remover camadas mais profundas, o Guandu (Cajanus sp) é uma excelente opção. Esta planta tem a capacidade de quebrar lajes até 100 cm de profundidade, tornando-a extremamente útil para descompactação do solo.
Nordeste
No Nordeste, as plantas mais utilizadas para descompactar o solo são o Guandu e o Feijão-bravo-do-Ceará. Estas plantas são bem adaptadas ao clima e às condições do solo na região, tornando-as opções ideais para a descompactação do solo.
Como se pode ver, a natureza tem uma variedade de ferramentas para ajudar a manter a saúde e a vitalidade do solo. Ao escolher as plantas certas, é possível não só descompactar o solo, mas também melhorar a sua fertilidade e saúde geral.
Espero que este artigo tenha sido útil para você. Se gostou, deixe aqui o seu Like. E se tiver alguma dúvida ou comentário, não hesite em deixá-lo abaixo.
Profa. Lurdi Borges
Eng. Agrônoma (UFG)
Mestre em Agronomia (UnB)
Doutora em Agronomia (UFG)
Instagram: @lurdiborges